quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Biodiversidade - A riqueza de vida na terra

A biodiversidade de uma determinada região pode ser entendida como o conjunto de todas as espécies de seres vivos que nela existem. O número de espécies de seres vivos num determinado ecossistema não é fixo, mais varia ao longo do tempo, pois a extinção de uma espécies e o surgimento de outras são fenômenos que ocorrem naturalmente.
Conhecer a biodiversidade nos auxilia no estudo da estrutura e da dinâmica das teias alimentares, na compreensão do mecanismo de evolução dos seres vivos e das tendências gerais de distribuição dos organismos na natureza.
Mas a importância da biodiversidade vai muito além: ela possui um imenso valor ecológico, genético, científico, cultural, econômico e até recreativo.
O ramo da ciência que descreve e classifica os seres vivos é a taxonomia (do grego taxis: 'ordem; nomos: 'lei' ). Conhecer a biodiversidade e registá-la em listas taxonômicas é fundamental para o sucesso de um dos maiores desafios de humanidade: a preservação dos ecossistemas naturais.
Atualmente encontram-se catalogadas cerca de 2 milhões de espécies de seres vivos . As estimativas sobre o número real de espécies vivas muito variáveis. Mas há um consenso: a maior parte delas ainda permanece desconhecida pela ciência .

Um comentário: